Logo da Clínica Tijucas - Centro de Oftalmologia e Ginecologia

pre-natal

Pré-natal Seguro

É Importante lembrar que a gravidez é um processo natural na vida da mulher.

Somente as grávidas terão sentimentos específicos deste momento, com mistura de alegria e ansiedade, dúvida, surpresa, euforia e momentos “depressivos”, além da sensação que você terá que pensar por dois, comer por dois, dormir por dois, sentir suas emoções por dois. Terão ainda aqueles “enjôos” do início, aquele “apetite” exagerado, aquela “dificuldade” para dormir no final, porém serão compensados pelos “chutinhos” e especialmente pelo “chorinho” na hora do nascimento do seu bebê.

Toda grávida deve cuidar da sua saúde e da saúde de seu bebê.

Sempre é bom lembrar, que Gravidez não é “doença”, e sim um período transitório de grandes alterações hormonais com mudanças físicas e psíquicas. Como exemplo destas mudanças de maneira, simples, falaremos das mudanças da pele, do útero, do Sistema digestivo e alterações psíquicas, porém sabemos que muitas serão as mudanças.

Portanto a pele e seus anexos (cabelos e unhas) recebem influência direta dos hormônios, tornando-se ressecados e quebradiços e ainda com aparecimento de “manchas” especialmente na face, daí a necessidade do uso de cremes hidratantes pelo corpo e cremes contra estrias nas regiões que sofrerão maior tensão (abdome, mamas) e ainda, protetores solar (fator 30 ou mais) especialmente na face.

Lembrar também de aumentar a ingestão de líquidos (água, sucos), melhorando na hidratação da pele, evitando infecções urinárias e diminuindo as contrações uterinas.

As alterações do útero são muitas, mais ele crescerá em média 1 cm de diâmetro por semana, aumentando de tamanho e de peso, lembrando que o utero está fixado na bacia pelos ligamentos, e quando você deita seu útero é “puxado” para traz e quando você levanta seu útero é “puxado” para frente e por isso ele contrai, provocando uma “pressão”, ou uma cólica na pelve, sendo portanto normal, desde que não seja de forma persistente. Além disso a região genital, sofre outras alterações, com aumento da acidez vaginal, aparecendo com freqüência Candidíase vaginal, enquanto o Sistema urinário sobre compressão progressiva pelo útero, causando sensação normal de “bexiga cheia”, e isso poderá aumentar o risco de infecções urinárias durante a gravidez.

Quanto ao sistema digestivo, as mudanças objetivam “absorver” melhor os alimentos, alterando as enzimas digestivas, daí o aparecimento de “salivação excessiva”, refluxos, alterações do transito intestinal, etc, as quais no inicio da gravidez, serão amenizadas com uso de alimentos frios (ex: sorvetes) e com uma freqüência de 2 a 3 horas, além de frutas e alimentos leves, evitando misturar alimentos sólidos com alimentos líquidos, portanto, comer mais vezes e em menor quantidade, daí uma dica: “não deixar o estomago vazio, pois estomago vazio aumenta as nauseas e vomitos”. Se for o caso, acorde no meio da madrugada indo ao banheiro para urinar e fazer uma leve alimentação. Lembrar ainda que a partir do 3° mês, voce deve iniciar uma dieta rica em vitaminas e proteínas, evitando gorduras, frituras, calorias (massas com trigo) e amidos (batatas, etc).

Além de todas outras mudanças, as alterações psicológicas, serão bastante significativas, oscilando o comportamento da gestante, deixando-a “ansiosa e pouco depressiva” e muito mais sensível emocionalmente, necessitando de apoio e segurança. Lembre-se, “curta” sua gestação trazendo suas dúvidas para seu obstetra, pois cada gravidez é uma gravidez, sempre diferente uma da outra.

Todo Pré-Natal terá um direcionamento específico, conforme suas queixas, seus antecedentes pessoais, ginecológicos, obstétricos e familiares e seus hábitos, daí a necessidade individual de exames complementares solicitados pelo seu obstetra, o qual solicitará desde uma rotina mínima necessária, até exames muito específicos para cada situação, seja por uma patologia sua ou que apareça durante a gestação.

Apenas ilustrando, alguns exames solicitados minimamente ou especificamente a cada caso:
no início serão solicitados exames Laboratoriais como, Tipagem sanguinea, Hemograma, Análise urinária, função da tireóide, glicemia e exames sorologicos para Sífilis, Aids, Toxoplasmose, Rubéola, Hepatites B e C, entre outros conforme necessário (citomegalovírus, …). Outros exames poderão serem solicitadros conforme a necessidade (ex.Teste de Coombs Indireto nas gestantes com sangue Rh(Du) negativo).

As Ultrassonografias (ecografias) serão solicitadas em momentos especificos da gestação, de acordo com a necessidade individual, as quais de rotina em gestação de evolução normal, serão:

  • entre a 7a.e 8a.semanas (confirmar e datar corretamente a gestação),
  • entre a 12a.e 13a.semanas (confirmar idade gestascional e ver alguns marcadores para alterações comossomicas),
  • entre a 21a. e 23a.semanas (chamada de morfológica, visualiza o desenvolvimento do seu bebe e possiveis alterações fetais, além de posição da placenta e volume de liquido amniótico),
  • entre a 31a.e 33a.semanas (confirmar desenvolvimento fetal, maturação de placenta, volume de liquido amniotico) e se necessário entre a 36a.e 38a.semanas.

Outras ecografias serão solicitadas conforme a necessidade, definida pelo seu obstetra (individualizada à cada gestação).

Alguns exemplos:

Ecografia Morfológica de 1o.trimestre (identica a de rotina, porém com alguns marcadores a mais)

Ecografia Ginecologica transvaginal para medir o colo uterino (casos especificos e antecedentes cirurgicos no colo do utero, antecedentes obstetricos de abortos tardios e partos prematuros extremos)

Ecocardiografia fetal, também é especifica a cada caso, pois na ecografia morfológica de rotina o coração de seu bebe já foi avaliado, mas mesmo assim se seu obstetra achar necessário será solicitada normalmente entre a 26a.e 28a.semanas.Dopplerfluxometria Obstétrica, também será solicitado conforme a necessidade, que mostrará o fluxo sanguineo em alguns vasos, para avaliação de possiveis alterações que possam comprometer a vitalidade fetal.

Cardiotocografia, será solicitada em épocas e situações específicas pelo seu obstétra caso necessário. É um exame que relaciona os batimentos do coração de seu bebê e contrações do útero, ou ainda situações que possam alterar o comprometimento da vitalidade fetal.

Amniocentese é muito especifico e objetivos específicos, como análise de alterações cromossomicas, pesquisa de infecção fetal intra uterina, avaliação de sinais de maturidade fetal, grau de comprometimento de hemólise fetal na incompatibilidade fetal em mães Rh(Du) negativas já sensibilizadas, entre outras.

Cordecentese, é um exame muito específico, com objetivos específicos, direcionados pela ultrassonografia o qual se puncionará a Veia Umbelical intra uterina próxima a inserção na placenta, o qual poderá analisar várias situações também já descrita na Amniocentese.

Biopsia Vilocorial, também é muito específico, para análise de alterações cromossomicas no feto, realizado no início do Pré-Natal em torno da 12a. semana da gestação.

Outros exames, tando de Imagem como Laboratoriais, poderão serem solicitados especificamente conforme a necessidade de seu obstetra ou do médico especialista que acompanha seu Pré-Natal.

Importante lembrar que conforme a necessidade, seu obstetra poderá indicar algumas vacinas durante a gestação como a antitetanica, antigripal (H1N1) e até para Hepatite B.