Logo da Clínica Tijucas - Centro de Oftalmologia e Ginecologia

cha-com-mix-de-ervas-para-tratar-infeccao-urinaria

Infecção urinária

A infecção urinária é um problema muito comum entre as mulheres e que causa grande desconforto, caracterizando-se pela vontade de urinar o tempo todo e ardência durante a micção.

Uma das explicações para a grande frequência deste tipo de infecção no sexo feminino é a anatomia da mulher: a vagina fica muito próxima do ânus e a uretra feminina é mais curta que a dos homens (tem aproximadamente 3 centímetros). Esses fatores facilitam para que as bactérias presentes no intestino e que contaminam normalmente a região anal atinjam a bexiga.

Na maior parte das vezes, a infecção fica restrita na bexiga, quadro conhecido como cistite infecciosa. Os sintomas mais frequentes são: dor, ardência, sensação de urgência para urinar e até sangramento. A cistite é conhecida como infecção urinária baixa e geralmente não tem gravidade. No entanto, os casos não tratados ou tratados de forma inadequada podem complicar, uma vez que pode ocorrer a “subida” das bactérias em direção ao rim, quadro conhecido como pielonefrite. Esta é uma infecção grave, caracterizada por febre, dor nas costas e mal estar geral.

O tratamento adequado da infecção urinária nos estágios iniciais pode evitar maiores complicações. O ideal é procurar um médico logo que aparecerem os primeiros sintomas. O diagnóstico é feito por exame de urina tipo 1 e urocultura. O tratamento geralmente é feito com antibióticos, que podem ser de curta ou longa duração, dependendo do caso.

Abaixo estão listadas algumas orientações que podem ser úteis para evitar a infecção urinária:

  • Urinar após o ato sexual;
  • Higienizar corretamente a vagina após urinar ou defecar, limpando sempre de frente para trás;
  • Ingerir bastante líquido durante o dia;
  • Evitar ficar longos períodos sem urinar.