Logo da Clínica Tijucas - Centro de Oftalmologia e Ginecologia

gestacao

Gestação de 12 meses

O momento ideal para iniciar os cuidados com a futura gestação é aproximadamente três meses antes da concepção. Em vista disso, criou-se o termo “gravidez de 12 meses” ou “one-year pregnancy”, que compreende os nove meses de gestação e o período em que o casal se prepara para a futura gravidez.

O período pré-concepcional tem grande importância, pois nesta fase é possível avaliar os cuidados e os riscos com a saúde da mãe, podendo-se diagnosticar enfermidades, compensar e equilibrar doenças crônicas.

É interessante que a mulher procure seu ginecologista para realizar uma avaliação clínica e alguns exames específicos para o rastreamento de doenças, como diabetes, pressão alta, infecções, corrimentos vaginais, entre outros. Na consulta são abordados também os aspectos emocionais do casal, as expectativas e os planos para a futura gravidez.

Avaliam-se o calendário vacinal e os hábitos de vida da futura gestante, como atividade física, tabagismo, alimentação e estresse. Em alguns casos, realiza-se também o aconselhamento genético do casal.

É importante já se iniciar neste período a administração de ácido fólico, vitamina que previne em até 70% as malformações do sistema nervoso. Além disso, a orientação nutricional tem extrema importância, visando estabelecer o peso ideal e a ingesta de alimentos ricos em vitaminas e sais minerais importantes para esta fase.

A gestação programada e planejada tem maiores chance de sucesso e garante maior tranqüilidade para a futura mamãe e para o bebê. Se já existem planos para aumentar a família, converse antes com seu ginecologista.