Logo da Clínica Tijucas - Centro de Oftalmologia e Ginecologia

dmri

Degenração Macular

A mácula é uma pequena área da retina responsável pela visão de detalhes. Quando a mácula é lesada, a visão torna-se embaçada e uma mancha escura cobrindo o centro da visão pode ser percebida. Esta lesão constitui a chamada degeneração macular.

A degeneração macular afeta tanto a visão de longe como a visão de perto, podendo dificultar ou impedir atividades importantes como a leitura. Embora a degeneração macular reduza a visão da parte central do campo visual, ela não afeta a visão lateral ou periférica. A degeneração macular por si só não resulta em cegueira total, pois a visão lateral preservada é útil para as atividades cotidianas.

Apesar das inúmeras pesquisas que são realizadas em todo o mundo, ainda não há cura para a degeneração macular atrófica. Resultados de pesquisas recentes têm mostrado que o uso de suplementos nutricionais, incluindo minerais e vitaminas com ação antioxidante, podem prevenir o aparecimento da doença.

Nos casos já estabelecidos, o tratamento tem por objetivo ajudar as pessoas a encontrarem meios de lidar com a deficiência da visão central, utilizando, quando possível, recursos ópticos.