Logo da Clínica Tijucas - Centro de Oftalmologia e Ginecologia

aleitamento

Aleitamento materno

Há alimentos que fazem mal e não devem ser ingeridos pela mãe que amamenta seu bebê? Provocam cólicas no bebê? Dão diarréia?

A mãe que amamenta pode comer de tudo!!!

Não há restrições alimentares cientificamente provadas. Porém, medicamentos podem atravessar para o leite materno, por vezes prejudicando o bebê. Também o cigarro e bebidas alcoólicas devem ser evitados.

Outro comentário importante é sobre a qualidade o leite: o leite materno fraco não existe!

As crianças devem ser amamentadas à vontade, não devendo limitar número e tempo de mamadas. E a mãe necessita ingerir maior quantidade de alimentos e líquidos. As frutas, verduras, legumes, carnes, miúdos, grãos, peixes, ovos e leite possuem os nutrientes adequados para que haja boa produção de leite materno.

Fissuras ou Rachaduras dos mamilos

Ocorre quando a posição do bebê e a “pega” do mamilo não estão adequados. Para evitar, procure secar bem o mamilo e posicionar corretamente o bebê. Para tratar, usar a exposição do mamilo ao sol ou luz artificial de 40 watts à distancia de 40 cm.

Mastite

Manifesta-se quando um dos seios desenvolve processo inflamatório, a mama fica quente, muito dolorida e avermelhada. Pode ocorrer febre e calafrios. Procurar, nesses casos, retirar o excesso de leite, manualmente, iniciando o uso de antiinflamatório e comunicando seu médico imediatamente.

O melhor tratamento para os problemas da amamentação é continuar amamentando.